sexta-feira, 22 de março de 2013

Conhecendo um pouquinho melhor

 Acredito na transformação do mundo de forma concreta **

** - tenho parte desta qualidade, por que.....

Muitas vezes compreender as ciladas impostas por um sistema sínico e entranhado desde antes de nascermos, me faz esmorecer, pois a violência que está dentro das pessoas se sobressai e me assusta. E não somente a violência física concreta que estou cansada de ver nas mídias e no dia a dia com os animais, o pouco caso, mas a apatia diante dos fatos, das injustiças e das coisas simples como quando alguém acha que tem o direito, que é legítimo, de beber água engarrafada porque pagou, mas não se dá ao trabalho de descartar essa garrafa no local adequado vindo depois as chuvas, entupindo os bueiros , fazendo tudo transbordar, outras pessoas adoecerem, e depois ficar reclamando que a culpa é do governo, tenha dó! Eu só acredito em atitudes e ao longo dessa minha caminhada conheci sim muita gente boa que faz a diferença fazendo as coisas certas não porque acham que isso irá mudar o mundo, mas porque elas se recusam, como eu, a serem mudadas pelo mundo.




2. Consigo equilibrar sonhos + emoções, vontades e ações**

*** - tenho parte desta qualidade, por que.....

Primeiro é preciso entender o que é cada um.
Sonho: Ação ou efeito de desejar; de querer;  Uma manifestação, um desejo da alma.
Emoção: s.f. Abalo moral ou afetivo;
Vontade: s.f Nome dado à capacidade de uma pessoa agir com intencionalidade definida. 
Ações: s.f. O que resulta do fato de agir; tudo aquilo que se faz: praticar 

O Sonho
Meu primeiro sonho que me lembro de ter tido foi o de conhecer o Egito, não sei por que cargas dáguas eu encasquetei com isso depois de minha prima vir me contar que uma avó de um amigo dela iria a terra dos faraós, na verdade eu nem sabia na época o que significava faraó, mas achei uma palavra muito bonita e foi isso que me levou a pesquisar. Viajei por entre livros de história do Egito e cheguei a locais que nem podia imaginar e dessa imaginação e identificação nasceu primeiro o sonho de conhecer Queops, Quefrém e Miquerinos, mas com 12 anos na década de 80 não era nada fácil chegar lá.

A emoção
Então foi quando eu cheguei com minha mãe e disse, em meio a uma conversa sobre os sonhos delas sobre meus 15 anos que eu não queria nada, pra desespero dela, somente, se ela me pudesse proporcionar uma viagem ao Egito (só isso?!...rs)...o tempo passou, passou e nada dela se manifestar até que um belo dia, no ano dos meus 15 ela me chamou pra conversar e disse (eu com o coração quase pra ter um troço de feliz), que eles não poderiam me dar a tão sonhada viagem que eu queria. Pensem num banho de cacos de ice Berg foi como ficou meu universo. Eu que já estava mais PhD em Egito. Fiquei muito triste, caí no choro por um bom tempo, mas me resignei, pois eu tinha que encontrar uma forma de chegar lá.

À vontade
Enfim, depois do chororô eu resolvi ir atrás do meu sonho e fui abrir o jornal pra poder procurar emprego pra arrumar grana pra poder viajar e assim o fiz, foram não sei quantas entrevistas, babá,faxina,  recepcionista de funerária...e no final não tinha nem a  metade do que precisava, mas como a vida conspira a seu favor quando você corre atrás dos seus sonhos, não sei o que foi que aconteceu, mas quando chegou em junho, minha mãe chega comigo com a grata surpresa de que haviam conseguido a grana pra dar o presente que eu havia pedido, a viagem, e melhor ainda íamos levar uma outra tia junto. Não sei como foi que eles fizeram isso, mas acho que a vida me testou nesta hora pra saber qual seria o meu empenho de pelo menos ir atrás dos meus sonhos e não deixar simplesmente na mão de outrem, até porque eu ia ficar trabalhando até ter todo o dinheiro que precisasse para viajar.

Ações
Eu ainda me lembro, como se fosse hoje, o exato momento em que eu estava dentro do ônibus a caminho de Gizé, conversando com uma amiga que tinha feito em viagem, Cecília, que morava em ES. Estávamos ansiosas,pois as duas realizariam o mesmo sonho e foi conversando distraidamente que de repente eu vi a ponta da pirâmide de Queops e foi aí que minha voz faltou. Eu não sabia se eu chorava, se eu ria, era uma mistura de euforia, com sensação de dever comprido e volta a um lugar que me era tão familiar, que eu ria e chorava ao mesmo tempo. Quando saí do ônibus, não deu outra, fiz que nem o papa e beijei o chão que pisava.

Depois de tudo isso hoje eu reflito que esta aventura só foi um pretexto pra que eu conhecesse minhas competências e claro que a generosidade de meus pais também e fiquei depois disso num vácuo, de alguém que não tinha mais o que sonhar, porque como diz o poeta, a felicidade não é um destino e sim o caminho.

Mas só pra vocês saberem minha mãe me enganou, fiquei sabendo depois, ela queria mesmo era fazer uma festa pra mim e por isso disse que não iríamos viajar, mas ela nem imagina o presente que me deu fora a viagem sem saber! rsrs....depois deste episódio ainda voltei lá e hoje sei que quando a gente abre uma porta e se estar porta é do bem, ela não se fecha nunca, só alarga.





3. Posso articular redes sociais e mobilizar pessoas para uma causa

** - tenho parte desta qualidade, por que.....

Sempre que lanço um evento ou visto a camisa de alguma causa que eu considero justa, as redes sociais são logo o meu alvo de comunicação. E consigo deixar o povo atento de forma massiva e viral, mas fico chateada porque apesar de todo rebuliço sempre aparece a turma empolgada pra revolucionar o mundo e na hora de colocar a mão na massa debanda. É assim mesmo, já tentei fazer varias ações que deram certo e outras que o povo não apareceu, mas por um lado é bom, me fez praticar a aceitação e ver que o mundo está cheio de idealistas e poucos práticos.




4. Tenho capacidade de transformar sonhos em realidade
*** - tenho esta qualidade, porque...

Todas as vezes que tenho uma grande vontade e acredito piamente nela eu consigo.
A dois anos atrás eu quis fazer um aniversario diferente e resolvi que ia fazer uma ação social, ou melhor, duas no mesmo dia!
Fui a um colégio publico que tenho aqui no bairro fiz levantamento dos alunos, salas e com eles as palestras e oficinas que gostariam de ouvir. Resolvi fazer palestras porque pra mim conhecimento é o melhor presente que alguém possa dar a outrem. Então fui pra casa, montei as palestras, falei com os amigos e montei as equipes, pra tarde já fui a uma instituição que apóia portadoras de câncer de mama. Lá chamei outros amigos para fazer aplicação de fluidoterapia, massagem, fizemos um lanche com todos e o evento também foi um sucesso. No dia seguinte foi o dia dos cães, fomos passear com cães de um abrigo e levamos para uma praça com a roupinha ADOTE-ME, escrita neles. Foi linda, a intenção era justamente arrumarmos bons lares pra essas crianças peludas. 



Foram eventos maravilhosos onde conheci muita gente do bem e que tive a felicidade de ter participando. Tenho a total clareza que se não fosse o apoio e a disponibilidade dos amigos este evento não se realizaria, mas se não tivesse primeiro nascido em mim este desejo de o fazê-lo, também nada teria acontecido. E até hoje estas crianças passam do meu lado pelo bairro me perguntando quando haverá outro evento igual, pra mim esta é a prova de que fez a diferença.


Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
Roberto Shinyashiki


5. Sou uma pessoa criativa

*** - tenho esta qualidade, por que...

Meus amigos estão sempre me encarnando chamando de professora Pardal ou de hortifrutigranjeira (alguém que faz varias coisas e ao mesmo tempo). Acho que é a permacultura entranhada em mim que me faz ver soluções em cada ameaça de problema ou oportunidades. Tinha um espaço vazio embaixo de uma prateleira pequena na cozinha que eu olhava, olhava e me agoniava pensando no que podia fazer para aproveita-lo, foi aí que me lembrei que estavamos sem espaço para os temperos e daí resolvi pegar os potes que sobraram das comidas das cachorrinhas e fazer deles meu espaço de temperos e ficou bem show de bola:




 O ultimo que inventei foi este porta-sapato pra entrada de casa pois faltava e eu fui buscar numa escada velha que jogaram na rua hehe


Aqui mais  algumas reutilizações que invente e faço:
Bolsinha e jacaré em pet pra trabalhar vertebrados na escola e colares de semente, bonecas de retalhos, incensários de retos de madeira

6. Procuro Inovar nas atitudes
** - tenho parte desta qualidade, por que...
Acredito que se desejo conhecer coisas novas preciso agir de forma nova, nada da mesmice do dia a dia, mas não é alguma coisa nova sem nexo, são coisas novas que tem significado. Uma nova atitude, um jeito novo de se vestir e expressar, um poema novo que aprendi, mas principalmente a forma de pensar e fico feliz por poder parar todo dia e fazer esta reflexão: o que foi que eu fiz de novo? No que eu posso melhorar? Sempre me lançando a novos desafios, afinal, acredito muito no que dizia Abraham Lincoln: 

O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.”

Assistindo o por do sol na orla deixando um pouco a internet  e o trabalho de lado

7. Tenho meus valores, crenças, mas estou aberto para o desconhecido
** - tenho parte desta qualidade, por que...

Tenho dificuldades em ficar dando ouvidos a quem eu julgo não ter nada a me dizer, principalmente pessoas que tem um perfil muito religioso-fundamentalista ou “viajante-espiritualista”. Não sou uma pessoa esotérica e só creio na fé raciocinada, então quando começam com muitas explicações “delirantes” e ilógicas, que não sejam provinda de mitologias que estas sim eu respeito todas, mas “explicações” contemporâneas querendo explicar o sexo dos anjos, enxertadas de preconceito, essas eu realmente tenho dificuldades de ficar pra ouvir.



Ouvir o desconhecido não me assusta, derrubei vários muros quando conheci a física quântica, a permacultura, a Terapia Comunitária, o Espiritismo e muitas outras coisas que estes conhecimentos me ajudaram na abertura de minha mente, então não costumo me surpreender com as coisa, costumo pratica-las pra verificação de procedência e isso eu aprendi muito lá atrás em minha vida quando eu peguei um livro Budista que meu pai tinha, a titulo de conhecimento na biblioteca dele no qual guardo até hoje e me norteia na vida, que diz assim:
“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.”




8. Procuro me comunicar, mesmo não sabendo falar outras línguas

** - tenho esta qualidade, por que...

Se tem algo que eu gosto é de conhecer gente nova e novos costumes, mas admito que a barreira da língua é algo que muito me atrapalha, mas se a pessoa tiver esta mesma disponibilidade eu vou, eu pergunto, eu faço mímica, eu como sopa de olhos, mas eu quero é ta lá saber como a pessoa vive, o que ela faz, fala, eu gosto dessa vivencia in loco que nos aproxima, inclui. Não suporto esses passeios de turismo que só te mostram ícones com uma distancia que vai além do tempo, acredito que o maior patrimônio cultural que um lugar possa ter é seus habitantes, com suas diversas histórias. Eu adoro uma história e onde tiver uma lá eu estarei indo muito mais do que ouvi-la, estarei indo para conhecê-la



9. Estou pronto para agir
*** - tenho esta qualidade, por que...

Como diz a musica “eu sou pau pra toda obra. Deus dá asas a minha cobra”
Se você marcar comigo eu vou, só não vou se morrer antes, mas ainda assim minha alma é capaz de ir sem meu corpo. É multidão, é roda de histórias... qualquer coisa que eu me engajar eu estarei lá. Tenho muito comprometimento, o que pra mim é uma virtude, mas uma virtude que me atrapalha pois infelizmente o mar do descompromisso é mais extenso e eu sofro muito por contar com as pessoas e chegar na hora elas dão pra trás. Não sou empolgada, quando digo que não vou também não tem conversa, mas se é pra ter atitude eu tenho principalmente em momentos de perigo. Lembro da vez que minha netinha York twiggy ficou presa na boca dos antigos rottweillers que tínhamos, eu não contei conversa, não matei a cachorrona porque eu também a amava (minha filha diz que passei pelo drama de Eva), mas me atraquei com ela até tirar a twiggy da boquinha apertada dela. Rolamos pra tudo o que foi lado e eu consegui amarrá-la no fio do ventilador, que foi a coisa mais próxima que achei para contê-la depois de horas lutando, mas consegui. Twigguinha ficou bem machucada e veio a falecer, pois tinha leucopenia, uma doença que acaba com o sistema imunológico do cão, e não sabíamos, acho que o maior desafio veio depois, continuar amando minha cachorra rott depois da morte da pequena twiggy, mas a saudade é que é difícil de superar a cada novo dia.





10. Quero compartilhar com os outros, o que aprendi

** - tenho parte desta qualidade, por que.....

Se eu sentir o menor traço de colonialismo nesta relação, ou em qualquer relação que eu tenha com o outro, aí a amizade acaba. Sou muito desconfiada. Coisas que só a antropologia cultural explicam!


Acho que pra isso eu sou meio índia, muito desconfiada porque já passei tanta rasteira...eu tenho desejo de partilhar as coisas com as pessoas desde que esses conhecimentos não sirvam pra alguém usar em usufruto próprio e se promover acima de algo que não lhe é legitimo. Então hoje eu tomo muito cuidado com quem se aproxima de mim porque não é pouca gente que me vem com aquela conversa fiada de que quer mudar o mundo e quando chega na hora só quer te sugar e não troca nada só suga e pior, que você faça todo o trabalho de graça, gente com condições, mas que apela pro seu bom senso e distorce todos os conceitos. Então eu tenho muita vontade de somar sim, mas só com quem faz disso troca, partilha. 

Colegas contadores de histórias das comunidades adjacentes que fiz na Ilha do  Marajó. Essa foi uma troca de saberes linda demais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário